sábado, 30 de junho de 2012

O Menino que Aprendeu a Ver

Ruth Rocha. Esse nome ainda vai aparecer muito aqui no Carrossel! É uma de minhas autoras infantis preferidas... seu nome é pra mim quase como um selo de garantia de boa leitura!
A indicação de hoje é o livro O Menino que Aprendeu a Ver, de Ruth Rocha, com ilustrações de Elisabeth Teixeira. da Quinteto Editorial.
É a história de João, um menino que perguntava muito porque queria entender as coisas. Foi quando sua mãe o levou para o colégio e, como num passe de mágica, tudo começa a fazer mais sentido, pois ele aprende a ver e entender as letras!
É uma leitura muito bacana para crianças que estão em período de alfabetização!
Aqui em casa, estamos passando por esta experiência com a Maria Luísa e a cada nova descoberta é como se ela estivesse aprendendo a ver o mundo sob sua própria perspectiva!


Boa leitura!


Juliana


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Poesia e Cidadania

Um belo poema de Cláudia Pacce com ilustração de Leninha Lacerda, publicado pela Quinteto Editorial.
Varre Vento mostra como a poluição influencia, de forma negativa, a vida das pessoas e como nós, cidadãos, podemos ter atitudes para diminuir os impactos  ambientais causados por ela.
Trata-se de um livro com uma linguagem um pouco mais elaborada, isto é ótimo para enriquecer o vocabulário das crianças já alfabetizadas. Acredito que seja mais apropriado para o segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental.
Mas nossos pequenos também podem aprender muito com ele! Com a ajuda do papai e da mamãe, as palavras novas serão aprendidas, assim como a mensagem de que precisamos cuidar da natureza!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Gigi Balangandã

O livro que indico hoje é Gigi Balangandã, escrito por Karin Sá Rego e ilustrações de Daniel Kondo, da editora Escrituras.
Uma história bem divertida que traz uma mensagem de valorização pessoal, autoestima... porque, afinal de contas, tudo tem um lado bom e um lado ruim, depende da maneira de como encaramos.
É uma história boa para contar para as crianças e depois conversar sobre ela! E no final da leitura, ainda tem em extra, uma página chamada "Aposto que você não sabia!", com curiosidades sobre as girafas.
Para crianças em início de alfabetização, pode ser um pouco difícil para lerem sozinhas, pois usa uma fonte diferente das habituais, igual a esta da capa, e não é escrito em caixa alta.
No mais, é só diversão!

Boa leitura!

Juliana

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Rolim, o umbiguim

E lá vou eu de Ziraldo mais uma vez... e podem acreditar, não será a última!
Acabei ficando uns dias sem postar por conta da correria. Mas hoje eu jurei que o meu dia não acabaria enquanto não viesse aqui atualizar o blog!
Apesar de ser recente, já deu pra perceber que eu privilegio autores brasileiros... nada contra os estrangeiros, que também terão sua vez! Porém... tudo a favor da nossa cultura!
E Ziraldo é Brasil!
Rolim é mais um livro da Coleção Corpim, da editora Melhoramentos. É a história de um umbigo muito prosa, que como a maioria dos seus, se acha o centro do universo.
Leitura leve, engraçada, com o traço inconfundível do mestre!
Esta é a minha dica de hoje!

Boa leitura!

Juliana

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Pelegrino & Petrônio

E aqui está ele novamente, Ziraldo! Também, pudera, com uma obra tão vasta quanto a sua, vocês ainda terão o privilégio de vê-lo muito neste blog!
Trago-lhes hoje, Pelegrino & Petrônio, um livro da coleção Corpim,  Editora Melhoramentos. É a história de dois pés, irmãos e sonhadores... Porém, com sonhos bem diferentes!
O que me atrai muito nessa, e em tantas outras histórias de Ziraldo, é o inusitado, o divertido e o poético.
A forma simples de ver as coisas e colocar graça, poesia, fantasia... eu adoro!
Nesse livro em questão, ele trata de sonhos que temos, da relação entre irmãos e de como as coisas que parecem tão distintas podem acabar se complementando.
Ah! Não posso falar muito... Ziraldo merece ser apreciado com mais atenção!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Menino e Seu Amigo

Ziraldo escreveu este livro tomado pelo amor! O Menino e Seu Amigo, da Editora Melhoramentos é a história da relação entre avô e neto... desse amor açucarado que dizem que só entenderemos quando chegar a nossa vez!
Eu acredito. Mas eu tenho tido a oportunidade de presenciar, através dos meus pais, todo amor que sentem pelos 3 netos: Jonas, Júlia e Maria Luísa. Já eu, não tive a oportunidade de conhecer meus avôs... e minhas avós, apesar de muito amorosas... tinham muitos netos para dividir a atenção...
Bom, mas não estou aqui para falar da minha experiência... mas sim do livro do Ziraldo.
Quando comecei a ler, logo percebi que se tratava de uma narrativa poética e transbordado de amor... e, conforme fui passando as páginas, na minha cabeça era como se eu ouvisse o Rolando Boldrin narrando o livro. Ou sei lá, como se o avô que eu não conheci ou meu pai estivesse lendo pra mim.
Este trecho, um dos meus preferidos, fica mais claro o que estou falando: "E era assim que o menino a seu lado se sentia pois a única diferença para ele, percebida, é que o sol, que nascia, chegava primeiro aos olhos do homem, postos lá em cima. "Sobe aqui nos meus ombros, para o sol chegar primeiro pra você do que pra mim." E o menino se esqueceu - de lembrar-se até queria - de perguntar para o homem por que ele, de presente, lhe dava o sol, todo dia."
É nítido que um livro desse foi escrito por um avô apaixonado. Acredito que, para crianças menores, a leitura tenha que ser acompanhada de um adulto, pois faz uso de algumas palavras desconhecidas pelas novas gerações. Mas tenho certeza de que irá tocar o coração e as lembranças de netos, filhos, pais, mães e avós...


Boa leitura!


Juliana



Carrossel está no facebook!!!


Queridos leitores, agora vocês poderão ver nossos posts e outras sugestões de leitura, links relacionados e tudo mais que possa fazer parte do universo dos livros infantis e do incentivo à leitura também no facebook!
Estamos com uma fan page e, contamos com a "curtição" de vocês!
Para conhecer nossa fan page clique aqui!

Abraços...


Juliana

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Isto é ... FANTÁSTICO!

Isto é Paris - de Miroslav Sasek, editora Cosac Naify
Me apaixonei pelo título, me apaixonei pela capa, pelas ilustrações (do próprio autor)... foi amor à primeira vista!
E não posso mais dizer que não conheço Paris... Pois este livro é um delicioso passeio pela Cidade das Luzes!
Tão legal quanto tudo isso é que esta é uma obra do ano de 1958. O sucesso, na época, foi tanto que logo vieram Isto é Londres e outros... Em português, são três títulos: Isto é  Nova York, Isto é Roma e este do post.
O autor, Miroslav Sasek, de origem tcheca,  residia em Munique (Alemanha), quando, de férias em Paris, escreveu e ilustrou o livro que lhe deu fama mundial. Sasek morreu em 1980, um ano depois de ter entrado para a Honour List da International Board on Books for Young People (IBBY).
É um livro para crianças, mas também pode ser para os pais.


O livro revela pontos turísticos e curiosidades da capital francesa

Boa viagem!

Juliana

terça-feira, 19 de junho de 2012

Ao alcance da mãos

Estou passando a semana em Marília (SP), por motivos profissionais... e estou hospedada da na casa dos meus cunhados e compadres, César e Norma.
Aqui na casa deles tem uma coisa muito legal, o casal gosta de ler e, por consequência disto, as crianças seguem o exemplo dos pais.
O mais velho, Henrique (11), está na fase do Capitão Cueca e o Augusto (3), meu afilhado, ainda está na fase das historinhas.
Independente da idade e da fase pela qual passam as crianças, o importante é que os livros estão e sempre estiveram à mão. E, por isso, fiz este post para mostrar um dos lugares que a Norma fez para guardá-los.
Ela aproveitou um espaço no quarto do Henrique, entre a cômoda e a porta do banheiro e fez uma prateleira especialmente para os livros e gibis.

Uma estante especialmente para os livros
Augusto escolhendo seu livro
Assim com o fiz no post Baú da Malu, minha intenção aqui é mostrar maneiras bacanas de deixar os livros à mão das crianças! 
E outra dica, o exemplo é o melhor professor!


Abraços...


Juliana

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vamos ler?

Engana-se muito quem acredita que, para ler uma história, a pessoa precisa ser alfabetizada!
As crianças pequenas, mesmo as que ainda mal conseguem pronunciar bem as palavras, são capazes de contar uma história "lendo" as ilustrações.
Este vídeo, gravamos da Maria Luísa no dia do aniversário de 3 anos, contando a história da Rapunzel, com o livro que ganhou do amigo da escola, para mostrar que criança pequena também lê!
No colo da tia Rita, com toda atenção do vovô Botelho e da vovó Célia, ela deixou papai e mamãe orgulhosos com sua desenvoltura!


Incentive seu filho a usar a imaginação!
Leia uma história para ele e permita-o ler novamente para você, com suas próprias palavras. Este é um ótimo exercício para a fala, para a criatividade e para o coração...


Abraço,

Juliana

domingo, 17 de junho de 2012

Aprendendo sobre o amor

Sexta feira é dia de biblioteca!!!
Uma coisa que nos fez optar pela escola da Maria Luísa aqui em Assis, foi justamente ter o incentivo à leitura e o hábito de ter um dia para as crianças visitarem a biblioteca e levarem os livros para casa.
Nesta última sexta, a Malu chegou em casa toda feliz dizendo que havia pego um livro bem grandão, o maior da biblioteca! Ela escolheu O Grande Livro do Amor, de autoria e ilustração e Trace Moroney, da editora Ciranda Cultural.
É um livro fofo, literalmente!
Começando pela capa, o coelhinho, personagem central, tem uma textura macia, gostosa de passar a mão... Nas páginas internas as gravuras apresentam relevos, fazendo com que as crianças gostem de tocá-las.
É uma narração que vai mostrando as boas sensações de se sentir amado e de dar amor.
Aninha lendo para Malu
Nos dias de hoje, quando muitas pessoas confundem que dar amor é dar bens materiais, presentes... este livro mostra que o amor está nas coisas simples, no cuidado com o outro e no querer bem.
Para os pais, o livro também traz uma mensagem, na última página, falando de forma simples e direta, de como demonstrar amor ao seus filhos!
Maria Luísa levou o livro para a casa da vovó no final de semana e, ela e a prima, Ana Carolina, leram juntas... eu amei e registrei a cena!


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Menina Bonita do Laço de Fita

"Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?"

Esta é a pegunta que o coelhinho branquinho vive fazendo para a bela menina dos olhos que parecem duas azeitonas, dos cabelos enroladinhos, negros feito fiapos da noite e da pele escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra quando pula na chuva.
A história de Ana Maria Machado, com ilustração de Claudius,  faz parte da Coleção Barquinho de Papel, da Editora Ática, e deixou Malu e eu apaixonadas!
CEI Morar Bem - São José/SC
Conheci este livro em 2009, quando entrei no curso de magistério (numa próxima ocasião eu conto isso melhor), e em meu estágio na Educação Infantil, escolhi esta história para contar às crianças do Maternal.
Preparei todo material em casa e usei minha filha de "cobaia" treinando o texto com ela. Na época, Malu estava com três anos e ficou pedindo para ganhar o livro.
Por diversas situações, inclusive uma mudança de Florianópolis para Criciúma, acabamos não comprando, mas ela não esqueceu. Foi então que em outubro de 2010, já com quatro anos, fizemos um combinado. Ela jogaria a mamadeira fora e no lugar ganharia o livro! Fui obrigada a encomendar numa livraria, pois virei a cidade do avesso e não encontrava o bendito! Mas palavra é palavra, desde o dia das crianças e 2010 a Malu não tomou mais mamadeira e a Menina Bonita do Laço de Fita entrou no seu bauzinho de livros e é uma de nossas histórias preferidas!
Este é mais um título que eu recomendo aos pais para lerem pros seus filhos. Uma história que aborda a diversidade humana com muita leveza e bom humor!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Todos temos a ganhar!

O que eu ganho com isso? (Coleção Ser Melhor), de Jaqueline Miotto Zolet e ilustração de Marlowa Pompermayer. Direitos reservados ao Colégio Logosófico Conzález Pecotche.
Não sou a melhor pessoa para explicar Logosofia e nem irei me atrever a isso. O que eu sei é que meu irmão, Matheus, o qual já citei neste blog, é um estudante e isso faz um bem enorme a ele!
Se faz bem ao meu irmão, faz bem para mim também! E no momento isso me basta!
Conheci mais de perto a Logosofia em março de 2011, quando os estudantes de Tubarão/SC, realizaram um almoço de confraternização para seus familiares e o Matheus nos convidou. Foi um dia muito legal onde pudemos entender um pouco melhor sobre os estudos logosóficos, seus objetivos... e, em meio às atividades do dia, houve um sorteio para as crianças presentes e a Malu ganhou este livro!
É a história de Jonas, um menino com uma facilidade enorme em fazer amigos e uma dificuldade na mesma proporção para ter disciplina, principalmente em relação sua vontade de conversar com os amigos na hora da aula. É então que, com a ajuda da professora Rosa, ele tem uma boa ideia de como alcançar este objetivo.
Um livro que relata a verdadeira dificuldade de muitas crianças e mostra as vantagens em seguir regras e combinados. Também de aproveitar bem o tempo e fazer dele seu aliado!
A história destina-se a crianças de 5 a 10 anos e, apesar de eu ainda não conhecer o restante da coleção, acredito que seja também no mesmo estilo, com uma lição de vida para nossos pequenos e um ótimo aliado para ajudar-nos na educação em casa.
Outro ponto alto do livro é a ilustração, de muito bom gosto e bastante atrativa!
Certamente, todos temos a ganhar com esta leitura! Eu indico!


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Adriana Gumz - uma lição de vida

Em cada livro, uma lição. Um aprendizado...
Hoje, nem foi preciso pedir à Malu que escolhesse um livro, depois que chegou da escola e fez sua tarefa, ela buscou um livro que trouxe da casa de praia da vovó Célia. Deve ter sido dos meus sobrinhos mais velhos.

O Elefante que Caiu do Céu, de Adriana Gumz, edição da MPA Comunicação. 
A história do elefantinho que vivia no céu e, ao cair, vira estrela de circo, é cheia de surpresas! As crianças ficam vidradas até a última página! O livro também tem atividades de interpretação de texto e as páginas são para pintar!
Mas o mais surpreendente é ver a história de Adriana, contada na última página do livro. Uma menina que ignorou as dificuldades impostas por uma paralisia cerebral sofrida ao nascer e que a impedem de falar e mexer os braços e as pernas. Porém, dificuldades não a impediram de realizar o sonho de ser escritora e deixar uma obra muito bonita e criativa! Em seus livros, Adriana dá uma lição para todos nós!

Malu divertindo-se com seu livro



terça-feira, 12 de junho de 2012

Não torça o nariz!

Hoje, para fazer este post, pedi a Malu que escolhesse um livro que ela gostasse muito... dois minutos depois, desce ela com estes dois livrinhos do 1,99.
Juro que tive o impulso de pedir para ela trocar, mas aí pensei melhor e vi uma excelente oportunidade para falar sobre livrinhos baratinhos.
Nós, pais e mães, sempre queremos o melhor para os filhos! E isso se reflete em tudo... até na hora de escolher um livro, os que nos chamam atenção são aqueles tops, capa dura, de autores conhecidos, com dobraduras e até outros recursos multimídias.
Mas, em geral, as crianças não tem noção do valor monetário e acabam tendo critérios próprios de escolha. Normalmente são os desenhos, os personagens... E, no caso desses livrinhos da Editora Todo Livro, coleção Ursinhos Companheiros, as histórias são curtas e escritas em caixa alta, perfeito para a idade de alfabetização.
Lembro que compramos estes livros para a Maria Luísa no check-out do supermercado, quando ela escolheu o livro ao invés do chocolate. O que achei ótimo! Pois livro não engorda, não estraga os dentes e ainda e dura muito mais!
Por isso, se seu filho pedir um livro do 1,99, não torça o nariz!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

O Baú da Malu

Sempre tive a preocupação de deixar os livros ao alcance da Maria Luísa, porque acredito realmente que a criança deva manuseá-los! Os livros não podem ser um objeto inacessível nunca!
Foi então que me ocorreu uma ideia: pegar um baú de madeira (de um jogo de pratos que ganhei de casamento) forrá-lo e fazer dele um baú de livros! Também coloquei uma manta acrílica para deixar a tampa mais fofinha, para servir de banquinho para ela sentar e ler!
Levando em conta que minhas habilidades para trabalhos manuais são um tanto quanto limitadas e minha ansiedade em ver no negócio pronto sempre atrapalha, até o que o bauzinho ficou legal!
Hoje, o baú de livros da Malu já está bem surradinho de tanto ser usado! Com certeza ele cumpriu seu objetivo e ainda continuará guardando os livros dela até que tenhamos um novo espaço para isso!




Se você tem outras dicas de lugares bacanas para guardar os livros dos seus filhos, mande-me  um e-mail  para eu postar aqui no blog! Porque boas ideias devem ser compartilhadas!


Juliana

domingo, 10 de junho de 2012

O livro que marcou minha infância

Conheci Girafinha Flor lá pelo início dos anos 80, fui alfabetizada em 1982, quando entrei na primeira série.
Nessa época, meu irmão Matheus era ainda um bebê e eu ganhei o livro Como Girafilha Flor Fez Uma Descoberta, de Tereseinha Casasanta - Editora do Brasil.
Lembro-me de ler esta história para ele milhares de vezes! E este livro marcou nossa infância.
Muitos anos se passaram, nunca mais ouvi falar na tal girafinha, minha mãe deve até ter passado o livro para outra criança. Até que, no ano de 2010, entrei por curiosidade em um sebo, na cidade de Criciúma, onde residia na época. Quando vi o meu livro, a mesma capa, o mesmo desenho... a impressão que eu tive era de estar vendo um velho e querido amigo de infância! Um misto de felicidade e saudade me tomou! Não tive dúvidas, o trouxe para casa para apresentá-lo a minha filha!
Malu adorou a história e até hoje ainda leio para ela.
Mas o mais engraçado, foi ver a reação do Matheus, quando foi até minha casa e viu o livro sobre o sofá. Ele olhou meio incrédulo, deu um sorriso e me olhou arregalado! Com uma expressão de felicidade e disse: Não acredito! Onde encontraste este livro? E então contei a ele que tivemos a mesma reação!
E é assim mesmo que eu vejo os livros na infância, como amigos queridos que estão sempre ali para nos alegrar, nos distrair... uma ótima companhia! E é isso que quero passar para a Maria Luísa. Que ela tenha muitos amigos livros dos quais sinta saudade!

Este é o da minha infância
Este é a versão atual


O desenho mudou, mas a história da girafinha que sai em busca de um remédio para curar a solidão continua encantando adultos e crianças!
Eu recomendo este livro que reforça o valor das amizades!
E você, lembra do livro que marcou sua infância?





sábado, 9 de junho de 2012

Era uma vez ...

Era uma vez uma menina que adorava viajar pelo mundo da imaginação!
Uma menina que sonhava em ser escritora e acabou virando jornalista... e acabou virando mãe de outra menina, a Maria Luísa, que também adora sonhar com mundos mágicos, fadas, príncipes, princesas, castelos, animais...
Esta mãe e esta menina adoram histórias, adoram livros... e, de tanto gostar desse universo, elas começaram uma história juntas.
Este blog é o primeiro capítulo dessa história... o primeiro passo de um sonho!
Aqui vamos contar nossas aventuras literárias, dar dicas de livros, autores e descobrir o que de mais legal houver para ser descoberto nesse mundo fascinante da literatura infantil e infanto juvenil!
Tome seu lugar neste carrossel e acompanhe-nos nesta gostosa brincadeira!

Neste primeiro post, vou compartilhar um vídeo caseiro que gravamos da Maria Luísa, na época com apenas 2 anos, contando a história dos Três Porquinhos.






Até breve...


Juliana