domingo, 31 de março de 2013

Para ver e sentir

Hoje vamos falar de leitura para bebês ou crianças menores.
Muitos já passaram pela experiência de ter filhos pequenos que adoram os mesmos desenhos, as mesmas músicas... os pais acabam decorando as falas dos filmes e as letras das canções! Aliás, quem tem filhos menores de seis anos, com certeza é um conhecedor da Galinha Pintadinha ou dos Backardigans!
Isto porque, crianças pequenas adoram repetições! Elas aprendem por repetição e não se cansam quando gostam do que veem ou do que ouvem!
A casa de Violeta, faz parte da coleção Baby Einstein, um projeto Disney voltado para crianças menores e bebês que engloba livros, CDs e DVDs. Este, é uma publicação da editora Caracol.
Com folhas duras, grandes e ilustração bem colorida, o livro mostra todos os cômodos da casa da ratinha Violeta, onde a criança pode passar a mão e sentir as várias texturas difentes!
Experimente contar a história e convidar a criança a passar as mãos sobre as gravuras! É uma forma muito legal de incentivá-la a pegar o livro para recontar a história!
Prepare-se para deliciosos momentos de descoberta com seus pequenos!

Texturas para a criança tocar



segunda-feira, 25 de março de 2013

O primeiro livro a gente nunca esquece mesmo?

Sinceramente, não sei dizer qual foi o primeiro livro que li na minha vida. Lembro-me sim de livros que marcaram minha infância, como o da Girafinha Flor que já postei aqui, um livro da Chapeuzinho Vermelho que ganhei de minha avó paterna o qual me chamava atenção pelas gravuras, eram grandes, meio assustadoras... tinha um do Macaquinho Zico que, talvez, tenha sido o primeiro que eu li sozinha... mas certeza mesmo eu não tenho. Já na minha pré adolescência eu sei dizer qual foi o primeiro e mais marcante, Pollyanna.
Pois bem, como a Malu está em processo de alfabetização, faço questão de deixar registrado o primeiro livro que ela leu... quase sozinha. Sim, preciso ser franca, as sílabas complexas ela ainda tem dificuldade e nós demos uma mãozinha. Mas foi lindo!
Toda terça feira as crianças da classe fazem visitação à biblioteca da escola e podem trazer um livro para casa. Na última terça ela trouxe Vamos Tomar Banho!, da Coleção Maternal, da Editora Literatura.


Um livrinho muito colorido, escrito todo em caixa alta, como venho falando aqui, mais adequado para a fase de alfabetização.
Uma história que incentiva a higiene e faz a criança ver o quanto pode ser gostosa a hora do banho!
Mas, neste caso, a história é irrelevante... ou digamos, fica em segundo plano. O importante foi a conquista de ler sozinha a maioria das palavras e formar as frases! Entender o que significam aqueles montes de letras que, até pouco tempo, não diziam nada para ela!
E a cena foi a seguinte: Chegamos a noite do trabalho, nos arrumamos para dormir e ela veio no nosso meio para ficar um pouco conosco e trouxe consigo o livro. Eu estava lendo o meu e, confesso, nem dei muita atenção ao que estava por acontecer.
De repente ouvi: VÁ MO S - VAMOS - TO MA RRR - TOMAR - BÁ "como lê este, papai?"
Daí em diante foi toda a atenção para ela! Fiquei emocionada!


Depois de ler a primeira vez ela, praticamente, decorou a história!
E o melhor é que a partir de agora vai ter mais vontade de continuar descobrindo por si só novas histórias!
Então, está registrado, o primeiro livro lido pela Maria Luísa foi Vamos Tomar Banho! Aos 6 anos e 7 meses de idade!
É... mãe coruja tem disso!


sábado, 2 de março de 2013

Estimulando os novos leitores

Minha princesa, Maria Luísa, está em fase de alfabetização. Ela acaba de ingressar no 1º Ano do Ensino Fundamental!
Nesta fase, as crianças já vem da Educação Infantil habituadas ao alfabeto escrito em caixa alta, ou em letras maiúsculas, como se dizia na minha época!
Muitas delas até já começam alfabetizadas!
Se você está passando por isso ou, logo virá a passar, uma dica para estimular seu filho a ler é deixar ao alcance dele livros escritos em caixa alta.
Hoje, vasculhando o Baú da Malu, encontrei algumas coleções com esta característica e já aproveitei para mostrar a ela que são livros que ela poderá tentar ler algumas palavras ou quem sabe, até o livro todo!
Não há menina que não goste das Princesas Disney, estes livrinhos são da Difusão Cultural do Livro, e vieram num kit de princesa que a Malu ganhou da tia Gabriela.


Antes de sair e comprar livros novos, veja se você tem algum destes livrinhos em caixa alta!
E boa leitura para você se eu pequeno novo leitor!