segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A primeira formatura - Retrospectiva da Educação Infantil

Hoje vou me permitir compartilhar um pouco da minha vida pessoal aqui no blog!
Não me levem à mal... eu sei que não é esta a proposta do espaço, mas como mãe coruja assumidíssima, não consigo me conter!
Na última sexta feira, 14, aconteceu, no Teatro Municipal aqui de Assis, a formatura dos alunos do Jardim II, do Colégio Rui Barbosa Anglo Xereta. E, nossa Maria Luísa, junto com outros 16 coleguinhas, recebeu seu primeiro diploma!
Não sei como não chorei? Sim! Porque eu choro em todas as apresentações que ela participa... não sei explicar direito a emoção que me toma... mas eu vivo aquele momento numa intensidade elevada a potência mil!!! E, desta vez, estava me sentindo A mãe da formanda!!! rs...
No caso da Malu em especial é sim uma conquista que merece ser comemorada! Ela cursou a Educação Infantil passando por três escolas de três cidades diferentes! E, em cada uma delas, sempre tínhamos aquele frio na barriga da famosa adaptação. Mas, graças à Deus, à ela mesma e aos profissionais que encontramos pelo caminho, deu tudo muito certo!
Primeiro dia de aula!
A primeira escola foi o Colégio Arte e Vida, de Florianópolis/SC, e nós morávamos na mesma quadra do colégio! Eu costumava passear com a Malu pela imediações e também íamos, as vezes, buscar a Júlia, filha da vizinha Camila que estudava ali. Então ela começou a pedir para ir para a escola e, ainda tem um porém, eu amamentei a Malu até os dois anos! Então, para conseguir fazer o desmame total eu falava para ela que as crianças da escola não tomavam mais tetê (como em casa chamávamos a hora do mamá). Daí com toda uma conversa combinamos que, assim que ela fizesse dois anos ela pararia de mamar e nós a colocaríamos na escola. Pois na noite do dia da festa do aniversário, quando estávamos nos preparando para dormir, ela veio no meu colo e disse: "Tetê não né mamãe? Icola!" E na segunda feira lá estava eu fazendo a matrícula dela. Como ela faz aniversário em agosto, foram apenas pouco mais de três meses que ela frequentou o berçário.
Aline - a primeira professora no Maternal
Malu frequentou parte do maternal e o Primeiro Período no Colégio Arte e Vida. A escola utilizava apostilas do sistema Pitágoras, coisa que, particularmente, eu acho desnecessário para crianças tão pequenas... mas nem sempre a gente consegue consiliar tudo e, num aspécto geral, a escola fez muito bem tanto para ela, quanto para mim, que pude voltar a me dedicar a outras atividades, como cursar o magistério. Mas essa parte eu conto em outro momento, por hora vamos falar de Malu?




Eliete - Professora do Primeiro Período
Primeiro dia na Escolinha Balão Mágico com a pro Duda
Em novembro de 2009 tivemos que mudar de cidade. Desta vez fomos morar em Criciúma, no sul de Santa Catarina. Lá, por recomendação de amigos matriculamos a Malu na Escolinha Balão Mágico. O Balão, como carinhosamente chamamos, é uma escola bem pequena que atente apenas a Educação Infantil, mas com uma pedagogia que veio bem ao encontro do que procurávamos! A escola trabalhava com projetos, sem apostilas e muita produção das próprias crianças eram vistas por todo o espaço. Além de uma outra coisa que no agradou muito, todo um esforço para evitar o consumismo. No  momento da matrícula a criança ganhava também a mochila da escola que fazia parte do uniforme obrigatório. Além disso, havia também um grande incentivo para a reciclagem, a ecologia e a formação de uma criança emocionalmente independente. Ou seja, todo um trabalho incluindo palestras com os pais para ajudar na educação dos filhos, nos conflitos tão comuns à educação nesses tempos modernos. 
O Balão foi um lugar de grandes amizades!

Mudou a escola e mudou também a nomeclatura das classes, do primeiro período a Maria Luísa passou para o Infantil II, com a professora Sabrina. Mas propositalmente, este correspondia a mesma série que ela já havia cursado, pois, se continuasse seguindo a antiga escola, ela teria inevitavelmente que repetir mais a frente, pois segundo a nova lei escolar, a criança deve entrar no primeiro ano com 6 anos completos ou completar até primeiro de julho. Assim, consideramos que seria menos perceptível ela repetir nesta fase.
As mães do Infantil III
Pais do Infantil III
No ano seguinte, 2011, ela fez o Infantil III com a professora Duda e os laços de amizade se estreitaram, desta vez com os pais. Formamos um grupo muito unido e fizemos vários encontros fora da escola. Também neste ano eu fiz um trabalho de comunicação para a Escola e fui responsável por alimentar os blogs das cinco turmas. 
Confesso que chorei ao me despedir do Balão no último dia letivo de 2011, mas mais uma mudança estava por vir, dessa vez, para Assis, interior de São Paulo.

Primeiro dia no Xereta
Malu e tia Mirtis
Em Assis, tivemos duas indicações de escolas e decidimos deixar a escolha por conta da Malu. Quando ela viu o tamanho da área verde e do parque do colégio Rui Barbosa Anglo Xereta, ou só Xereta como é conhecido, não teve jeito, nem quis ir conhecer o outro colégio. Mesmo assim fomos, mas a decisão dela já estava tomada.
Mais uma vez tivemos um ano muito escolar muito feliz! Com novas e boas amizades. Malu logo se entrosou com os coleguinhas e volta e meia ia brincar depois da escola na casa deles ou vice versa! Assim também fizemos amizades com os pais e por isso tudo, tivemos muito que comemorar neste final de ano e encerramento da Educação Infantil!

Maria Luís com seu diploma
Papai e mamãe super orgulhosos!


Filha, você é um presente de Deus! O maior amor que tivemos o privilégio de sentir... estaremos sempre com você, ao seu lado, te apoiando e incentivando sempre em sua caminhada pela vida!
Te amamos além da vida... além do amor!