2013 começou e já estamos um tanto atrasados com a atualização do blog! Passaram as festas, as férias e o carnaval... começaram as aulas! Portanto, sem mais delongas... vamos ao que interessa!
Você já parou para pensar como seria a famosa história de Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau, caso se passasse no Brasil?
Seria muito diferente, né? A começar pelos quitutes que Chapeuzinho levaria para a vovozinha, o próprio Lobo Mau e toda a floresta que serve de cenário para a história.
O autor Angelo Machado, pensou nessa versão tupiniquim e escreveu Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará, publicado pela Editora Melhoramentos.
Nesta versão, a história se passa no Cerrado Brasileiro, e todas as adaptações são feitas de acordo com a vida e a realidade da região. A mãe de Chapeuzinho prepara uma cesta com bolo, mel e jabuticabas para ela levar à vovó que está doente e pede a filha que não vá pela floresta e sim pelo cerrado. Ao contrário da versão original, Chapeuzinho obedece sua mãe, pois gosta muito de andar pela cerrado, onde ela tem a oportunidade de observar a vegetação e ver bichos como as seriemas, os mico-estrelas, os pica-paus, a coruja-buraqueira e outros.
A história segue com a personagem coadjuvante, o Lobo, também adaptado à realidade brasileira... mas o resto eu não vou contar para não perder a graça da surpresa!
É uma deliciosa leitura para fazer com os filhos e assim atiçar a curiosidade para nossa fauna e flora.
Este livro a Malu ganhou dos amigos Vinícius e Mariana e é uma das leituras preferidas dela antes de dormir. Agora que entrou no primeiro ano, ela também levou para a escola para a professora ler na classe. Segundo ela a turma adorou!
No final da história uma descrição sobre o Lobo-guará que irá acrescentar mais conhecimento para todos!
Aproveite a leitura!
Juliana