segunda-feira, 2 de julho de 2012

Alvinho e os Presente de Natal

Hoje tem mais Aventuras de Alvinho e, consequentemente, sua autora, Ruth Rocha, com ilustrações de Cláudio Martins, pela Editora FTD.
Esta história poderia ser vivenciada em qualquer casa onde há uma criança e uma televisão. Isto porque ela fala, de uma maneira tranquila e divertida, sobre o bombardeio que a publicidade faz sobre as crianças!
É até interessante este assunto, porque ainda hoje, pesquisando na internet, encontrei um site de uma campanha da Abap (Associação  Brasileira de Agências de Publicidade), chamada Todos Somos Responsáveis. Esta campanha visa discutir o Projeto de Lei nº5.921/2001, que proíbe a propaganda para crianças de até 12 anos. A campanha ainda estimula o debate ao invés da proibição alegando que a responsabilidade é de todos! Dos pais, principalmente, os primeiros educadores e formadores de opinião de seus filhos!
Sou contra a proibição e também a favor do debate.
Faço parte de uma geração que cresceu sob forte bombardeio de uma mídia sem muitos critérios. Onde propaganda de cigarros eram exibidas em qualquer horário! Mas hoje penso que quando se proíbe, você está tirando a oportunidade de fazer o outro pensar a respeito. Temos que convir que, dos anos 80 para cá, as mídias e a publicidade evoluíram e nós também evoluímos! (pelo menos é o que tento acreditar todos os dias). Então proibir seria retroceder!
Mas se pensarmos bem, no final, tudo converge para a educação. Porque um povo educado pode muito bem saber fazer suas próprias escolhas! E aí não estaríamos fazendo campanha contra a censura, mas sim debatendo ideias para melhorar.
Ah! E quanto ao Alvinho e os Presentes de Natal, recomendo sim esta leitura!



Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário