segunda-feira, 25 de março de 2013

O primeiro livro a gente nunca esquece mesmo?

Sinceramente, não sei dizer qual foi o primeiro livro que li na minha vida. Lembro-me sim de livros que marcaram minha infância, como o da Girafinha Flor que já postei aqui, um livro da Chapeuzinho Vermelho que ganhei de minha avó paterna o qual me chamava atenção pelas gravuras, eram grandes, meio assustadoras... tinha um do Macaquinho Zico que, talvez, tenha sido o primeiro que eu li sozinha... mas certeza mesmo eu não tenho. Já na minha pré adolescência eu sei dizer qual foi o primeiro e mais marcante, Pollyanna.
Pois bem, como a Malu está em processo de alfabetização, faço questão de deixar registrado o primeiro livro que ela leu... quase sozinha. Sim, preciso ser franca, as sílabas complexas ela ainda tem dificuldade e nós demos uma mãozinha. Mas foi lindo!
Toda terça feira as crianças da classe fazem visitação à biblioteca da escola e podem trazer um livro para casa. Na última terça ela trouxe Vamos Tomar Banho!, da Coleção Maternal, da Editora Literatura.


Um livrinho muito colorido, escrito todo em caixa alta, como venho falando aqui, mais adequado para a fase de alfabetização.
Uma história que incentiva a higiene e faz a criança ver o quanto pode ser gostosa a hora do banho!
Mas, neste caso, a história é irrelevante... ou digamos, fica em segundo plano. O importante foi a conquista de ler sozinha a maioria das palavras e formar as frases! Entender o que significam aqueles montes de letras que, até pouco tempo, não diziam nada para ela!
E a cena foi a seguinte: Chegamos a noite do trabalho, nos arrumamos para dormir e ela veio no nosso meio para ficar um pouco conosco e trouxe consigo o livro. Eu estava lendo o meu e, confesso, nem dei muita atenção ao que estava por acontecer.
De repente ouvi: VÁ MO S - VAMOS - TO MA RRR - TOMAR - BÁ "como lê este, papai?"
Daí em diante foi toda a atenção para ela! Fiquei emocionada!


Depois de ler a primeira vez ela, praticamente, decorou a história!
E o melhor é que a partir de agora vai ter mais vontade de continuar descobrindo por si só novas histórias!
Então, está registrado, o primeiro livro lido pela Maria Luísa foi Vamos Tomar Banho! Aos 6 anos e 7 meses de idade!
É... mãe coruja tem disso!


7 comentários:

  1. Já tinha visto no face que a Malu já tá lendo, mas ainda não tinha comentado! Deve ser de arrepiar né, ainda mais assim sem esperar, sem pressão!
    Parabéns a Malu e que venhão muitos livros pela frente!!
    (Com ctz a Tia Rita vai ficar muito orgulhosa!!)

    ResponderExcluir
  2. Sá, agora andar a pé no centro da cidade virou uma brincadeira! Ela quer ler todas as placas!
    É de emocionar mesmo!
    E olha que coincidência... ontem a noite assistimos ao vídeo em que ela está no colo da tia Rita, no dia do aniversário de 3 anos, "lendo" a história da Rapunzel!

    Eita que saudades...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. . que alegria Ju!
    . o meu primeiro livro lido inteirinho foi o da primeira série: brincando com as palavras.
    . depois, quando entrei na 5ª série foi "cachorrinho samba", daqueles que tem letra miudinha e sem ilustrações a não ser a da capa, fiquei me sentindo muito importante, tanto que mesmo com a memória não muito boa eu nunca esqueci o título e história, risos.
    . bj. fique com DEUS.
    . ps: muito bom ter a tecnologia a nosso favor para permitir registrar tais momentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho a mesma recordação... mas uma vez vi numa livraria em Florianópolis a Cartilha Caminho Suave, a mesma que aprendi a ler... nossa! Foi uma emoção!
      E como mãe é mto legal ver esse processo se repetindo...

      Um beijo e obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  4. oi Juliana te encontrei na revista urbana lendo a materia leitura para pequenos, gostei e vim conhecer seu blog e amei. tb gosto muito de ler pros meus pequenos. amei seu blog , tenho um blog tb com o tema de reforma que e uma fase que estou passando na minha vida. Fica o convite ha ja estou te seguindo ... bjs



    realizandosonhovirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que bom, Marla! Bom mesmo tet esse deu retorno dizendo q conheceu através da revista! Ultimamente, devido ao trabalho o blog estâ um pouco de lado... e essa sua visita é um gtande incentivo!
    Muito obrigada! E vou sim conhecer seu blog!

    Juliana

    ResponderExcluir
  6. Que bom, Marla! Bom mesmo tet esse deu retorno dizendo q conheceu através da revista! Ultimamente, devido ao trabalho o blog estâ um pouco de lado... e essa sua visita é um gtande incentivo!
    Muito obrigada! E vou sim conhecer seu blog!

    Juliana

    ResponderExcluir