Sinceramente, não sei dizer qual foi o primeiro livro que li na minha vida. Lembro-me sim de livros que marcaram minha infância, como o da
Girafinha Flor que já postei aqui, um livro da Chapeuzinho Vermelho que ganhei de minha avó paterna o qual me chamava atenção pelas gravuras, eram grandes, meio assustadoras... tinha um do Macaquinho Zico que, talvez, tenha sido o primeiro que eu li sozinha... mas certeza mesmo eu não tenho. Já na minha pré adolescência eu sei dizer qual foi o primeiro e mais marcante, Pollyanna.
Pois bem, como a Malu está em processo de alfabetização, faço questão de deixar registrado o primeiro livro que ela leu... quase sozinha. Sim, preciso ser franca, as sílabas complexas ela ainda tem dificuldade e nós demos uma mãozinha. Mas foi lindo!
Toda terça feira as crianças da classe fazem visitação à biblioteca da escola e podem trazer um livro para casa. Na última terça ela trouxe
Vamos Tomar Banho!, da Coleção Maternal, da Editora Literatura.
Um livrinho muito colorido, escrito todo em caixa alta, como venho falando aqui, mais adequado para a fase de alfabetização.
Uma história que incentiva a higiene e faz a criança ver o quanto pode ser gostosa a hora do banho!
Mas, neste caso, a história é irrelevante... ou digamos, fica em segundo plano. O importante foi a conquista de ler sozinha a maioria das palavras e formar as frases! Entender o que significam aqueles montes de letras que, até pouco tempo, não diziam nada para ela!
E a cena foi a seguinte: Chegamos a noite do trabalho, nos arrumamos para dormir e ela veio no nosso meio para ficar um pouco conosco e trouxe consigo o livro. Eu estava lendo o meu e, confesso, nem dei muita atenção ao que estava por acontecer.
De repente ouvi: VÁ MO S - VAMOS - TO MA RRR - TOMAR - BÁ "como lê este, papai?"
Daí em diante foi toda a atenção para ela! Fiquei emocionada!
Depois de ler a primeira vez ela, praticamente, decorou a história!
E o melhor é que a partir de agora vai ter mais vontade de continuar descobrindo por si só novas histórias!
Então, está registrado, o primeiro livro lido pela Maria Luísa foi Vamos Tomar Banho! Aos 6 anos e 7 meses de idade!
É... mãe coruja tem disso!